O Programa Mais Educação (PME) tem como objetivo aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica para estimular a permanência escolar.
No Piauí, o programa iniciou a sua atuação em 2008, com 50 escolas cadastradas e cerca de 5.000 alunos vinculados. Atualmente, o programa está sendo implementado em 257 escolas da rede estadual e em cerca de 70 escolas de administração compartilhada, pois estão em processo de municipalização. Assim, o Mais Educação atua em 115 municípios, atingindo cerca de 30.000 alunos apenas na rede estadual.
Além do incentivo a permanência das crianças na escola e da otimização da aprendizagem, o programa tem exercido um papel social no cotidiano das mesmas, pois a escola tem se tornado um ambiente agradável e com o desenvolvimento de atividades que extracurriculares que aguçam a criatividade e ampliam o conhecimento dos estudantes.
De acordo com Sílvia Suzane Barbosa, coordenadora do PME, na Secretaria de Educação e Cultura do Piauí (Seduc), o programa promove a ampliação dos horizontes da educação. “O Programa Mais Educação abre caminhos e dá diretrizes para permanência do aluno na escola tendo como foco a melhoria do processo ensino aprendizagem”, ressalta.
O bom desempenho do PME também é atribuído pela liberdade que a escola tem que escolher as atividades que mais se adequam ao perfil dos seus alunos. “Ao escolher determinada atividade as escolas desenvolve esse potencial no aluno, tanto que muitas escolas são conhecidas pelo trabalho desenvolvido no esporte, no rádio ou outra atividade”, afirma Sílvia Barbosa.
Fonte: CCom