Na madrugada dos dias 01 e 02 de março a equipe do Projeto Tartarugas do Delta registrou três desovas da tartaruga de pente (Eretmochelys imbricata) na praia do Arrombado e do Coqueiro, município de Luís Correia, litoral piauiense.
Durante o monitoramento noturno foi registrado pelos técnicos dos projeto realizado pela Comissão Ilha Ativa e que conta com patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, os rastros na praia realizado pelas fêmeas, considerado um comportamento incompleto de desova, sem confecção da cama e/ou ninho.
Segundo a bióloga Werlanne Magalhães, esse tipo de comportamento reprodutivo é reconhecido como “meia lua” e pode acontecer naturalmente, como uma resposta fisiológica confirmando a necessidade de realizar a postura ou quando a fêmea se sente ameaçada por algum motivo.
– Poluição artificial que pode ser sonora e/ou luminosa, presença de animais de grande porte e tráfego constante de veículos motorizados de forma desordenada são os principais fatores causadores desse tipo de comportamento – revela Werlanne.
Horas depois uma fêmea confirma a presença e realiza as etapas da desova que consiste no seguinte: a) subida; b)confecção da cama; c) confecção da cova; d) liberação dos ovos na cova (postura propriamente dita); e) fechamento do ninho e finalmente, f) retorna para o mar.
Fonte: Ccom Tartarugas do Delta