O técnico Mano Menezes comemorou o acerto com o Flamengo minutos depois do anúncio do clube. Em seu Twitter, o treinador escreveu uma mensagem aos rubro-negros.
“De Nação para a Nação. Ser técnico do CR Flamengo é meu novo grande trabalho. Um orgulho!” – disse o treinador, brincando com o termo “Nação” e comparando a responsabilidade no clube com a da seleção brasileira, que comandou até ano passado.
O Flamengo finalizou na noite desta quinta-feira a contratação do técnico Mano Menezes. O contrato será assinado até dezembro de 2014. A apresentação do treinador, porém, deve acontecer apenas na segunda-feira. O vice de comunicação Gustavo Oliveira confirmou o desfecho positivo.
Clube e treinador já haviam chegado a um acordo em relação ao salário e ao período de vínculo. Inicialmente, o Flamengo pediu um compromisso por ao menos três temporadas, mas o treinador achou melhor reduzir para duas, e foi atendido.
Outro aspecto definido é a respeito da comissão técnica. Um auxiliar e um preparador físico virão com o treinador para se somar à comissão permanente do Flamengo.
Assim, Mano assumiria a equipe que se reapresenta no Ninho do Urubu na próxima terça-feira. O custo da nova comissão técnica vai ultrapassar o valor da anterior, que tinha Jorginho à frente, e será paga em parte com verba do programa sócio-torcedor.
O treinador volta a trabalhar depois de ser demitido da seleção brasileira. Contratado após a Copa do Mundo de 2010, Mano não conseguiu dar regularidade ao time brasileiro, que falhou nos dois principais torneios que disputou neste período: foi eliminado nas quartas de final da Copa América de 2011 nos pênaltis, diante do Paraguai, e perdeu a final dos Jogos Olímpicos de Londres para o México.
Depois da perda do ouro olímpico, em agosto, a seleção acumulou bons resultados contra Suécia, África do Sul, China, Iraque e Japão. Mas os questionamentos persistiam sobre uma falta de padrão na equipe.