Dois vídeos viralizaram nas redes sociais. De um lado o Prefeito de Parnaíba em descumprimento das medidas de distanciamento social e do outro uma professora universitária que lamenta o comportamento do gestor.
Teve grande repercussão nas redes sociais uma visita do prefeito Francisco de Assis Moraes Souza, o Mão Santa (Democratas), na manhã de quarta-feira (17/06), ao Centro de Parnaíba, litoral do Piauí. Na oportunidade, o prefeito incentivou os vendedores ao trabalho e parabenizou quem estava com as lojas abertas. O fato é que houve também aglomerações, ele apertou a mão das pessoas e o ocorrido foi gravado por quem se encontrava no local.
O Ministério Público do Piauí orientou a todos os prefeitos a seguirem o decreto de isolamento do Governo do Estado e alertou para o risco dos gestores responderem por improbidade administrativa em caso de descumprimento. Parnaíba está com 1.547 pessoas infectadas pela Covid-19 e 33 pessoas morreram por conta da doença.
Outro vídeo que teve grande repercussão após a visitação de Mão Santa, foi o da professora universitária Celina Olivindo que relatou dificuldade em conseguir atendimento em Parnaíba e que só conseguiu por Teresina através de Telemedicina. Relatou sua dificuldade, que teve mais de 50% dos pulmões comprometidos e que procurou os atendimentos sem sucesso.
Disse que doentes chegam entre 02h e 03h da madrugada estando debilitados e não conseguem atendimento ou teste no Hospital de Campanha. Os testes são sessenta e são realizados somente duas vezes por semana, e que, segundo ela, é uma verdadeira humilhação. Na oportunidade incentivou o prefeito Mão Santa a ter a mesma atitude junto às pessoas em frente ao Hospital de Campanha.