O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), divulgou na quarta-feira (31) os dados do Censo Escolar 2017. De acordo com o relatório, as matrículas em escolas de tempo integral no Ensino Médio subiram 22% em 2017 nas escolas públicas de todo o país.
No Piauí, nas escolas da rede pública estadual de ensino geridas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), foi registrado um aumento de 13,35% no número total de matrículas, com uma quantidade de 38.044 novos alunos.
Para Rejane Dias, secretária de Estado da Educação, o aumento mostra o comprometimento da gestão com uma educação em crescimento. “Nos últimos dois anos nós registramos um crescimento significativo no número de matrículas. Isso é muito positivo, pois mostra que avançamos na educação, atendendo a população de forma eficiente”, destaca.
Esse resultado se deve, em grande parte, ao investimento que a Seduc e o Governo do Estado vêm fazendo em infraestrutura e qualificação de professores, com a inauguração de novas escolas, além de reformas e ampliações que estimulam os estudantes em direção ao ambiente escolar.
“Queremos que nossos alunos sintam orgulho das escolas que frequentam e da qualidade do ensino ofertado a eles. Não é a toa que, até o momento, temos mais de 200 alunos aprovados no Sisu, em cursos concorridos como medicina, direito e engenharia, e com expectativa de aumento nesse número, tendo em vista que ainda irão abrir outras formas de seleção como ProUni e Fies”, enfatiza Rejane Dias.
De acordo com o Censo Escolar, a modalidade que mais cresceu em número de matrículas na rede estadual foi a Educação de Jovens e Adultos (EJA), com 26.258 novos alunos matriculados. A Educação Profissional vem logo em seguida com 10.993 novas matrículas.
Para estimular as novas matrículas, a Seduc realizou o Dia D das matrículas da EJA sempre no mês de janeiro. Segundo a diretora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (Ueja), Conceição Andrade, a campanha é uma oportunidade de facilitar o acesso dos alunos à escola. “Durante a campanha temos como focos principais os alunos mais vulneráveis, como os que moram em zonas rurais, as mães de família e trabalhadores que não possuem tanto tempo disponíveis e querem estudar, então nós vamos até eles”, afirma.
A secretária Rejane mobilizou toda a equipe técnica da Seduc este ano para o Dia D das matrículas na praça Rio Branco, em Teresina, onde mais de 300 pessoas se inscreveram para voltar à sala de aula já no dia 19 de fevereiro.
“Tive o prazer de ver pessoas de várias idades se matriculando para realizar o sonho de voltar a estudar. Queremos construir, junto com eles, um futuro com mais dignidade e sabemos que a educação é a principal via para que isso aconteça. Esse é só o começo. Não mediremos esforços para que mais pessoas possam voltar à sala de aula”, garante Rejane Dias.
Fonte: CCOM