As áreas de instabilidade ainda crescem sobre o Nordeste e vão provocar mais chuva ao longo desta sexta-feira (18). O tempo segue mais instável pelo litoral norte da Região, mas o interior também estará sujeito à fortes pancadas de chuva.
As nuvens carregadas estão conseguindo se formar pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e pelos ventos que sopram do oceano. O céu fica com muita nebulosidade no norte do Maranhão, litoral do Piauí, em quase todo o estado do Ceará e do Rio Grande do Norte. A chuva acontece a qualquer hora com alerta para temporais.
Os ventos encontram o calor do Sertão e isso também vai facilitar a ocorrência de nuvens de chuva. O sol aparece mais forte pelo interior, mas há previsão de pancadas de chuva com raios entre à tarde e a noite. Há chance de chuva forte no interior do Maranhão, do Piauí, do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco. “Nesta sexta-feira, a chuva pode ser considerável e cair forte em áreas do Sertão”, afirma o meteorologista Daniel Orlandi.
Já o litoral leste nordestino, continua com chuva passageira por conta da brisa que sopra do mar. O sol predomina e a chuva é rápida, no máximo moderada, entre o litoral da Paraíba e da Bahia, inclusive nas capitais.
Já o interior da Bahia permanece sem chuva. A massa de ar seco que vem predominando sobre o estado ainda vai afastar a possibilidade de chuva nesta sexta e por mais alguns dias.
Fim de semana
As pancadas de chuva vão continuar durante o fim de semana e a tendência será da instabilidade também na costa leste do Nordeste. No domingo (20), as capitais Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE) poderão ter chuva forte.
Fonte: Climatempo