O 4 de outubro é celebrado em todo o Brasil como dia de São Francisco. Em Parnaíba, litoral do Piauí, é feriado municipal por força de lei. A devoção dos parnaibanos para com o santo católico é tão grande que duas igrejas realizam festejos anualmente e simultaneamente. E em 2017 não foi diferente: milhares de fiéis lotaram ruas e avenidas da cidade cantando e rezando.
Na paróquia de São Francisco da Guarita a procissão seguiu pelas principais ruas dos bairros Nova Parnaíba e Bebedouro. Já na igreja de São Sebastião, a multidão acompanhou a imagem do santo pelas ruas do bairro Campos. Segundo o frei Roberiodo, as duas festas são realizadas na cidade há mais de cinquenta anos.
“Em 1946 a igreja de São Sebastião passou a sediar o convento dos frades capuchinhos. Desde então, as festividades em alusão a São Francisco se iniciaram por aqui também. Com a ajuda do povo de Deus essa festa foi crescendo a cada ano e hoje em dia o que temos é um grande encontro que a nível de nordeste só fica atrás de Canindé, no Ceará”, disse o frei em entrevista a uma emissora de televisão.
O turismo religioso no dia de São Francisco também é muito forte em Parnaíba. Centenas de pessoas dos estados do Ceará e do Maranhão se deslocam para a cidade e acompanham os festejos, assim como os fiéis de cidades vizinhas no Piauí.
São Francisco da Guarita:
São Sebastião:
Por Kairo Amaral / Meio Norte