O Ministério da Saúde definiu recurso no valor de R$ 1,5 milhão para o município de Luís Correia (PI), a serem destinados ao custeio de procedimentos ofertados à população pelo Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição. A unidade é de gestão municipal e oferece atendimentos ambulatoriais e hospitalar em diversas especialidades, de média e alta complexidade. Com isso, a população de Luís Correia será beneficiada com a incorporação do valor revertido na oferta de atendimentos ambulatorial e hospitalar realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O recurso ofertado será destinado para Rede de Urgência e Emergência, com o credenciamento de 12 novos leitos do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, além de beneficiar também seis já existentes no local. Além de clínica médica, a unidade também atende nas especialidades de obstetrícia e pediatria.
Para o ministro da Saúde, Ricardo Barros, a incorporação desse recurso contribui para o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência da região. “ Temos feito um esforço para melhorar a qualidade dos serviços de saúde que são ofertados pelo SUS. Esses recursos, que vão para Luís Correia, são um importante reforço para o município e terá capacidade de impulsionar os atendimentos do município e região”, diz o ministro Ricardo Barros.
A portaria nº 2.524/2017, do Diário Oficial da União (DOU), oficializou o repasse. Além disso, a publicação foi aprovada levando em consideração as publicações da regulamentação do SUS, a de aprovação do componente Hospitalar da Etapa II do Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências e Emergências do estado do Piauí e, por fim, a regulamentação da inserção de leitos de enfermaria clínica de retaguarda no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde.
Com a publicação, serão habilitados e qualificados os leitos de enfermaria clínica do Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição. O Fundo Nacional de Saúde adotará as medidas necessárias para a transferência dos recursos. As parcelas serão mensais e repassadas ao Fundo Municipal de Saúde de Luís Correia.
Fonte: Ministério da Saúde