Diante da gravidade e crescente aumento no número de casos de microcefalia no país e, considerando que o Ministério da Saúde declarou situação de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, todas as áreas da Secretaria de Atenção a Saúde Básica (SAS) foram mobilizados para apoiar o desenvolvimento das ações do Plano Nacional de Enfrentamento a Microcefalia, notadamente aquelas diretamente relacionadas à assistência as crianças com microcefalia.
Uma comissão do Ministério da Saúde está realizando uma série de visitas nos estados com a finalidade de apoiar as secretarias de saúde na organização dos serviços de assistência às crianças nascidas com microcefalia. No Piauí, essa visita acontecerá, amanhã (3), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), às 9h30.
O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo, também, participará da reunião, falou da importância de apoiar a iniciativa e buscar cada vez mais, melhorias na qualidade de vida das crianças nascidas com microcefalia.
“A busca pela melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência é uma das lutas que temos na Seid. Agora enfrentamos um aumento no número de casos de crianças nascidas com microcefalia no país. Dessa forma é importante levarmos as orientações de como cuidar e fazer o atendimento/ reabilitação dessas crianças desde cedo. Além disso, não podemos deixar de alertar a comunidade sobre a importância do combate ao mosquito Aedes aegypti”, frisa o secretário.
Fonte: CCom