Foto:Divulgação.

O ministério público estadual impetrou ontem, uma ação civil público junto ao juiz da 2ª vara da fazenda Púbica de Teresina, solicitando o aumento da oferta de vagas para os professores no concurso da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). O certame oferece apenas 240 vagas para municípios, entre eles Parnaíba, e há município que não serão contemplados.

De acordo com o promotor, a ação se justifica porque a UESPI apresentar três situações que devem ser reparadas com a ampliação de vagas no edital. Primeiro, existem cursos nos quais a oferta de vagas para o concurso público é insuficiente, frente a quantidade de professores temporários.

Há cursos que possuem professores efetivos e temporários e não há oferta de vagas segundo: há cursos que possuem professores efetivos e temporários e não há oferta de vagas para professores efetivos; e por último há ainda cursos que não possuem professores efetivos e não há oferta para os mesmos. Caso o TJ julgue procedente a ação do ministério público, a UESPI deve alterar o edital do concurso. Enquanto isto as inscrições estão abertas até esta sexta-feira. O edital está disponível no site da UESPI.