Um Plano de Desenvolvimento da Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina (Ride) será elaborado sob a responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A autorização para abertura de processo licitatório com esse fim foi dada nesta sexta (17) pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, durante a 3ª Reunião ordinária do Conselho Administrativo da Ride, em Teresina (PI).
Estiveram presentes o governador do Piauí, Wilson Martins, o diretor da Área de Revitalização de Bacias hidrográficas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), José Augusto Nunes – representando o presidente da empresa, Elmo Vaz -, além de deputados federais, prefeitos e outras autoridades.
A região que abrange os municípios da Ride Grande Teresina tem potencial agrícola, comercial e turístico. Dela faz parte a maior arrecadadora de ICMS do estado, que é a capital Teresina. O prefeito de Teresina, Firmino Filho, afirmou ter boas expectativas com a implantação da rede.
“Este é um passo concreto no sentido de revitalizar uma boa ideia. Vamos fazer a Ride sair do papel e trazer benefícios concretos para melhorar a vida dos municípios. Vamos estabelecer nossas prioridades e trabalhar com determinação e apoio da bancada federal do Piauí e Maranhão para colocar projetos importantes para nossa região”, diz o prefeito.
Já Luciano Leitoa , prefeito de Timon, destacou a necessidade de projetos de mobilidade urbana na área entre os municípios de Teresina e Timon, pelo grande fluxo de veículos na região, em média 20 mil por dia.
Segundo o representante da Codevasf Piauí na Ride, Vitorino Orthiges, “o primeiro papel da Codevasf nessa ação é a elaboração do termo de referência, com recursos do Ministério da Integração, para licitar o plano de desenvolvimento da Ride – uma grande região que vai fomentar o desenvolvimento em torno de Teresina. Esse plano vai traçar as diretrizes básicas da rede com a atuação dos governos municipais, estaduais e federal nos próximos anos. A Ride foi criada em 2002 e agora foi criado seu Conselho Administrador. O plano de desenvolvimento é o segundo passo para fazer a rede funcionar efetivamente”, esclarece Vitorino.
A Ride da Grande Teresina abrange 15 municípios da região: Altos, Beneditinos, Coivaras, Curralinhos, Demerval Lobão, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoa do Piauí, Monsenhor Gil, Miguel Leão, Nazária do Piauí, Pau d’arco do Piauí, Teresina, União no Estado do Piauí e Timon no Estado do Maranhão.
A inclusão dos municípios de Nazária e Pau d’Arco foi uma das medidas aprovadas pelo conselho deliberativo durante a reunião. Foi decidida ainda como mensal a periodicidade das reuniões ordinárias do Conselho. A proposta de participação do Ministério das Cidades como membro titular do Coaride foi apresentada e encaminhada pelo ministro para apreciação pela Presidência da República.
A atuação da Ride abrange as principais áreas de desenvolvimento das cidades como infraestrutura, geração de emprego e capacitação profissional, saneamento básico (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e serviço de limpeza pública), uso, parcelamento e ocupação do solo, entre outras.
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, destacou em seu discurso que este é um ato que representa a vontade política dos prefeitos e parlamentares diante da necessidade de políticas públicas que possibilitem a integração desta região, com ações voltadas para o saneamento, a inclusão produtiva e diversas outras áreas.
“A Ride é um fórum para integrar políticas. Por exemplo, ela pode propor uma política voltada para mobilidade, melhoria da integração física dos dois estados, Maranhão e Piauí, saneamento de todos os municípios dentro do território da Ride. Não existem limitações à atuação da Ride, mas isso precisa ser conversado pelos prefeitos que atuam neste âmbito de implantação e deve-se buscar o apoio dos governos para que recebam as prioridades pelo orçamento federal e a inclusão de projetos dentro do PAC. O Ministério da Integração está animado ao ver que os novos prefeitos entendem que a Ride é um instrumento importante de desenvolvimento”, enfatizou Fernando Bezerra.
Os programas e projetos prioritários para a Região Integrada serão financiados com recursos do Orçamento da União, dos Estados e dos municípios abrangidos pela Ride, além de operações de crédito externas e internas.
Para o governador do Piauí, Wilson Martins, a oportunidade deve ser aproveitada para efetivação de projetos que abranjam vários municípios e desenvolvam as potencialidades da região.
“Nós temos projetos fantásticos para Ride. Só por meio dessa rede será possível resolver o problema do VLT (veículo leve sobre trilhos). Podemos interligar o trem desde o Maranhão, de maneira que beneficie Timon, Teresina e vá diretamente a Altos, que é uma cidade que está dentro da Ride. Outro ponto importante é a oportunidade de fazermos aqui um gasoduto. Fico muito feliz de estar dando o pontapé inicial para consolidação de vários projetos que podem vir a partir disso”, pontua o governador.
Ele propôs ainda, em seu discurso, a universalização do acesso à água, com sistemas de abastecimento de água nas comunidades rurais abrangidas pela Ride. A proposta foi bem recebida pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra.
“O programa Água para Todos tem como meta universalizar o acesso à água até 2014. Então, está aceito o desafio de alocar os recursos necessários para que, neste ano ainda, a proposta da Ride articulada por seus municípios e pelo governo estadual, por meio da Codevasf, garanta a universalização da água no espaço rural dos municípios da Grande Teresina”, disse o ministro.