Neste final de semana chega a Parnaíba o festival Dança em Trânsito, que irá oferecer uma diversidade de ações e espetáculos contemporâneos gratuitos em espaços públicos da cidade. A programação inclui ainda a Mostra Parnaíba na Dança, com espetáculos de artistas locais, que irão permitir um intercâmbio cultural entre artistas parnaibanos, nacionais e estrangeiros, além é claro, do público. A programação começa no sábado, pela manhã com roda de conversa e oficina, e a partir das 18h, com apresentações na Praça Mandu Ladino. No domingo pela manhã, três espetáculos acontecem simultaneamente na Ilha Grande de Santa Isabel, Mercado da Quarenta e Igreja São Sebastião. Será preciso ter fôlego para acompanhar o ritmo dos artistas!

O Dança em Trânsito é um festival de dança contemporânea itinerante, que extravasa os limites dos espaços ambientados para a dança, e ocupa áreas urbanas de grande circulação de pessoas, com apresentações, além de teatros e centros de cultura, também em espaços públicos ao ar livre, utilizando como cenário os próprios marcos arquitetônicos ou paisagísticos das cidades. As performances em fontes, escadas, estações, praças, calçadas, levam o público a redescobrir esses espaços cotidianos, a lançar sobre eles novo olhar.

 Improvisações – Partilha
Improvisações – Partilha

O festival integra a rede de intercâmbio “Ciudades Que Danzan”, que agrupa 41 cidades de diversos países com a proposta de difundir a dança contemporânea. O diferencial deste festival, além da oferta de espetáculos de qualidade e beleza, e da democratização do acesso à arte, é também a composição de um mosaico de composições coreográficas estabelecido com postura de valorização da diversidade de culturas em nosso país e no mundo.

Abundância
Abundância

Sobre o festival 

Nascido do interesse da coreógrafa e programadora Giselle Tápias – CDPD/RJ – em democratizar a dança contemporânea, o festival DANÇA EM TRÂNSITO vem, desde sua primeira edição, em 2004, possibilitando o acesso aos espetáculos para um número cada vez maior de pessoas, contribuindo para a ampliação da formação de público para esta modalidade artística. Além das apresentações no Rio de Janeiro, o festival avançou em 2013 também para cidades do sul do nosso país, onde encontrou um público ávido por oportunidades de mais contato com espetáculos artísticos, mais formas de cultura. Os depoimentos de satisfação pela oportunidade e encantamento pelos espetáculos estimulam a continuidade e avanço do festival, de modo que ampliar o acesso a novos públicos transformou-se num compromisso. Este ano chegou a nossa cidade!

TAO TE
TAO TE
Romual Sans D
Romual Sans D
Solo
Solo

Fonte: Ascom