MOVIMENTANDO_A_REDE_DSC07Na manhã desta terça-feira (29), profissionais da rede socioassistencial de Parnaíba participaram do primeiro dia da capacitação “Movimentando a rede”, realizada pelo Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica de Parnaíba (NEV), com a participação de representantes da Saúde, Assistência Social, Segurança, Educação e outros setores envolvidos no enfrentamento aos diferentes tipos de violência no município. 

A programação do evento segue até quarta-feira (30), com a participação do Promotor de Justiça Franciso de Jesus Lima, do Núcleo de Promotorias de Justiça em Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), em Teresina (PI), que abordará a Lei Maria da Penha em seus abrangentes aspectos.

Em seu pronunciamento, a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flaviana Veras agradeceu a presença de todos e falou da importância da realização deste encontro, uma vez que reunir uma diversidade de profissionais, significa fortalecer ainda mais a rede de enfrentamento e combate à violência.

MOVIMENTANDO_A_REDE_DSC01 MOVIMENTANDO_A_REDE_DSC02 MOVIMENTANDO_A_REDE_DSC03

Para o Prefeito Florentino Neto, oportunidades como essa mostram mecanismos disponibilizados pelo município, para que diferentes setores possam juntos descobrirem novas ideias e alternativas. 

O NEV é um projeto da Prefeitura de Parnaíba, cofinanciado pela União Europeia, que visa agir como ferramenta para ações conjuntas e integradas de todos os parceiros envolvidos no enfrentamento à violência doméstica, com o objetivo de reduzir as subnotificações desses casos, capacitar a rede de assistência social, criar uma base de dados confiáveis sobre violência doméstica, promover a cultura da paz, dentre outros pontos pautados na defesa dos direitos humanos.

O gestor operacional do NEV, Raimundinho Santos, ressaltou a missão do núcleo, que além de empenhar-se para a erradicação das subnotificações de casos de violência, visa também qualificar os profissionais da rede socioassistencial, sob diferentes aspectos, de modo a proporcionar às vítimas um atendimento com maiores garantias de que seus direitos sejam preservados.

MOVIMENTANDO_A_REDE_DSC05 MOVIMENTANDO_A_REDE_DSC06 MOVIMENTANDO_A_REDE_DSC07

Durante a primeira palestra do “Movimentando a rede”, a historiadora e militante feminista Naira Castelo Branco explanou sobre “Pesquisa de Gênero”, onde conduziu os presentes por diferentes constatações a partir de dados que a palestrante acumulou através de buscas por diferentes tipos de casos e consequências de subvalorização e violência contra o gênero feminino.

A abertura do evento contou com a participação da secretária de Educação Rosany Corrêa, de representantes da Secretaria da Saúde, além de representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, ONG’s e outros setores que atuam diretamente na rede socioassistencial.

Ao final, os participantes tiveram uma mesa redonda, onde puderam trocar opiniões e dialogar de forma a socializarem experiências e resultados nos mais diferentes sentidos, assim como expectativas sobre políticas públicas que atendam de forma ainda mais abrangente.

Fonte: Ascom