O Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, que também coordena os trabalhos de constituição do Consórcio de Prefeituras da Planície Litorânea, está liderando o movimento dos prefeitos da região em defesa da instalação e/ou credenciamento de serviços de tratamento do câncer na cidade parnaibana.
– A defesa é feita em razão do elevado número de pacientes encaminhados diariamente para Teresina para realizar o tratamento das diversas formas de manifestação da doença – justifica Florentino.
Os prefeitos afirmam que a concentração do tratamento na capital piauiense gera o aumento dos gastos do Sistema Único de Saúde. Eles ressaltam ainda que além disso, as famílias e os pacientes sofrem não apenas com as constantes viagens, mas também e principalmente pelo afastamento de seus familiares.
– Por isso, nós prefeitos da região manifestamos o interesse e defendemos a instalação de um serviço de tratamento do câncer na cidade de Parnaíba que é o município pólo regional de saúde, de uma UNACOM – Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia para o atendimento a todos os pacientes dos onze municípios que constituem a Planície Litorânea – explica o prefeito.
Conforme ressaltam os prefeitos, os serviços oferecidos em Teresina permanecerão como referência para os não ofertados imediatamente em Parnaíba, do mesmo modo que continuarão como contra-referência para todos os serviços que serão realizados futuramente em Parnaíba.
Fonte: Proparniaba.com