Na ultima quinta-feira (21/06), a sociedade parnaibana participou do movimento em prol de melhorias em vários setores do município, entre eles, saúde, educação transporte público e segurança.
Foram para as ruas, aproximadamente 2 mil pessoas que percorreram a Avenida São Sebastião, via de grande fluxo de veículos. A passeata teve início em frente à Universidade Federal do Piauí, campus Parnaíba e seguiu até o Monumento da Águia, que fica nos cruzamentos da Avenida S. Sebastião e Governador Chagas Rodrigues.
O intuito do movimento, é de que forma pacífica fosse chamada a atenção da população e de autoridades locais. Mas, nem tudo foi alegria, já que no mesmo dia, o muro da UFPI foi pichado com a frase “Queremos R.U”, se referindo à reabertura do Restaurante Universitário, que serve diariamente alimentação aos estudantes do campus.
O professor doutor e diretor do campus de Parnaíba, Alex Marinho, participante da passeata de ontem, utilizou sua página na rede social Facebook, para expressar sua tristeza e indignação com a depredação do patrimônio, que teve os muros pintados há poucos dias.
Confira o desabafo:
Participei da passeata ontem, mais infelizmente não posso acreditar em movimentos que levantam a bandeira de zelo pelo bem público e aproveitam para depredar o que ao meu ver o que é nosso, a UFPI Parnaíba. Seria legítimo fazer as reclamações mais não necessitam ter atitudes marginais a este bem de todos nós.
Entendam que passamos, mais a instituição fica como algo que se perpetua por gerações. Deviam entender que para pintarmos um murro da instituição leva muito tempo para se adquirir os escassos recursos que nos disponibilizam.
Assim faço um pedido a todos que respeitem a instituição UFPI, isto é, a si mesmos, pois ela somos todos nós e devemos ter zelo pela mesma e sugiro que encontremos o responsável por esta atitude para que possamos tomar as providências necessárias para coibir pessoas que estragam os movimentos em massa.