Navegabilidade do Rio Parnaíba será novamente pesquisada pelo Ministério dos Transportes
O Ministério dos Transportes fará visita em duas etapas, abrangendo a distância entre o município de Parnaíba a Santa Filomena.
Outrora navegável e fonte de riquezas para a população piauiense, o Rio Parnaíba é novamente alvo de interesse por parte do Governo do Estado. Isto porque, a Secretaria Estadual dos Transportes (Setrans) está desenvolvendo um projeto que prevê a retomada da navegabilidade do rio.
Com esse intuito, técnicos do Ministério dos Transportes e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) farão nova visita ao Estado, onde irão percorrer toda a extensão do rio. A visita está marcada para a próxima segunda-feira (17).
Na oportunidade, os membros dos dois órgãos percorrerão o Estado de uma ponta a outra. Segundo Avelino Neiva, secretário Estadual dos Transportes, a primeira etapa da visita abrange o território que liga o município de Santa Filomena até Guadalupe. Enquanto que a segunda etapa contempla o espaço entre Teresina e Parnaíba. A obra de revitalização da navegabilidade do rio já está inclusa nas verbas destinadas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
“A obra é altamente viável, sendo que para um estado se desenvolver, as estradas de ferro, bem como a exploração da navegação dos rios são imprescindíveis na área dos transportes”, ressalta o secretário, ao comentar que o rio Parnaíba tem 1.450 quilômetros de extensão e um grande potencial para a exploração da navegação. De acordo com Avelino Neiva, será feito o planejamento da obra, lançamento do projeto e depois a licitação, respectivamente.
“Utilizando o rio, as distâncias entre os centros produtores nos Cerrado são encurtadas, além de ser uma forma de viabilizar o porto de Luís Correia”, argumenta o secretário.
Estradas de ferro
Outra obra de suma importância para o desenvolvimento do Piauí são as estradas de ferro. É o que afirma o secretário Avelino Neiva ao comentar sobre o andamento dos projetos de construção de duas estradas de ferro em solo piauiense. Uma delas ligará as cidades de Altos a Luís Correia, com aproximadamente 380 quilômetros de extensão. A obra, por sua vez, já foi inclusa no Plano Plurianual (PPA).
Enquanto que a segunda estrada de ferro ligará Altos à cidade de Simplício Mendes. Para sua construção, a Secretaria Estadual dos Transportes está tentando viabilizar R$ 15 milhões junto ao Ministério da Integração. A extensão da estrada de ferro é de aproximadamente 420 quilômetros.
Informações: Jornal da Parnaíba