Na noite de terça-feira (18), foi realizada a cerimônia de outorga da Medalha da Ordem estadual do Mérito Renascença do Piauí, no auditório da Associação Comercial de Parnaíba, no Porto das Barcas.
A solenidade foi parte das comemorações dos 189 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil.
O governador do Estado, Wilson Martins, Grão Mestre da Ordem do Mérito Renascença, entregou medalhas e diplomas aos homenageados, personalidades que prestaram serviços relevantes para o desenvolvimento do Piauí.
Entre os 23 homenageados de 2011, estavam o Capitão-de-Fragata, Paulo Maurício Rodrigues, Capitão dos Portos do Piauí, que disse se sentir honrado pela homenagem recebida na terra natal de seus pais, estado no qual ele tem desenvolvido seu trabalho com muita dedicação; Deputada Estadual Juliana Moraes Souza, que dedicou o título aos parnaibanos, em especial; o ex-senador Mão Santa; o delegado de Polícia Federal, Marcos Roberto; o Vice-Almirante Rodrigo Otávio Fernandes, atual comandante do 4º Distrito Naval, sediado em Belém do Pará.
Além de autoridades federais, estaduais e militares foram homenageados também, cidadãos que se destacam na educação e cultura.
O escritor e professor Iweltman Vasconcelos; a ex-diretora e supervisora da Unidade Escolar Augustinho Brandão, Narjara Benício, que foi homenageada, por na sua gestão, 100% do alunos do 3º ano, terem ingressado no ensino superior, ficou muito grata com o reconhecimento do seu trabalho pelo estado. Hoje Narjara é atual Gerente Regional de Educação – 1ª GRE, de Parnaíba e espera contribuir para melhorar o ensino em outros municípios do Piauí, assim como em Cocal dos Alves.
A parnaibana Soraya Castelo Branco, depois de abrir a solenidade cantando o hino do Piauí, acompanhada pelo músico Gregório Neto, também foi homenageada por ser uma das mais talentosas intérpretes piauienses.
Durante a solenidade, o governador Wilson Martins assinou o termo de liberação de mais de 1 milhão e 800 mil reais para as obras de infra-estrutura da da ZPE de Parnaíba, o prazo para a conclusão desta etapa é de 120 dias, após a assinatura deste documento. Na mesma ocasião, Wilson Martins recebeu o projeto de instalação industrial da KTA Frutas Tropicais, representada pelo sócio, Michael Christian Anderse.
Durante o evento, o governador do estado recebeu uma medalha de sócio benemérito do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Parnaíba – IHGGP. A homenagem foi prestada com o objetivo de sensibilizá-lo, pois o IHGGP enfrenta muitos problemas e não recebe nenhum tipo de apoio do Governo do Estado.