A nova diretora do Hospital Regional Dirceu Arcoverde, Gisella Maria Lustosa Serafim, foi a entrevistada da edição desta terça-feira (30) do Jornal da Costa Norte. A fisioterapeuta foi deslocada de Teresina para assumir o cargo que até então era exercido pela enfermeira Adrizia Fontenele no maior hospital do Piauí fora da capital.
De início, Gisella Lustosa fez um breve resumo do trabalho que tem desenvolvido na área da saúde. “Trabalho no SUS há 20 anos e estou desde 2003 como efetiva da SESAPI, e também na docência de saúde. Sou teresinense e há 07 anos ingressei na área da gestão, tendo sido coordenadora de curso na UESPI”, disse.
A diretora destacou a necessidade de um maior gerenciamento no fluxo de serviços de saúde. “70% dos problemas hospitalares é a questão da gestão, é a questão de reorganização do trabalho. Eu vou trabalhar com isso”, disse Gisella Lustosa, ao citar que este não é um problema exclusivo do Hospital Dirceu Arcoverde.
Ela falou ainda da reunião que houve com participação do secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, e a antiga diretora, Adrizia Fontenele. “A gente precisa dialogar, não só a SESAPI, mas há necessidade de dialogar com a atenção primária, que as vezes não consegue impactar o paciente e sobra para o hospital”, completa.
Ainda durante a entrevista, a nova diretora afirmou que uma de suas diretrizes é atuar por meio de parcerias com os municípios da região que enviam pacientes ao HEDA. Por fim, Gisella Lustosa lembrou que o hospital passa por obras e deve ter melhorias em sua estrutura física, juntamente com aprimoramento da gestão.