Os atuais membros do conselho deliberativo do Parnahyba decidiram antecipar as eleições para a presidência do clube Azulino. Marcada pelo estatuto para acontecer em dezembro, o processo acontecerá nos dias 22 de outubro, com a votação da composição do conselho deliberativo e fiscal, e 29 do mesmo mês – onde os novos conselheiros elegem o presidente para o biênio 2018-2019. A antecipação do processo aconteceu para o futuro gestor ter mais tempo no processo de montagem do elenco do Tubarão na temporada. No próximo ano, o Parnahyba tem no calendário o Campeonato Piauiense e a Copa do Brasil.
Dois pré-candidatos surgem até o momento para concorrer à presidência do clube: Batista Filho, atual presidente, e Leonir Veras, ex-mandatário do Tubarão. A antecipação do pleito para o mês de outubro partiu do interesse de ambos, como explicou Cazé Neves, atual presidente do conselho do Parnahyba.
– Pelo estatuto, as eleições ocorreriam em dezembro. Mas a pedido dos dois pré-candidatos, o conselho votou em realizar no dia 22 de outubro a eleição do conselho e no domingo seguinte eleger o presidente. Assim, o presidente terá mais tempo de trabalho para montar o time no Campeonato Piauiense. Acho que será (eleição) bem concorrida. Isso é benéfico. Teremos propostas, debates, uma democracia – comentou Cazé Neves.
E como funciona a eleição azulina? Apenas os sócios do Parnahyba têm direito a voto. Eles elegem no dia 22 de outubro os titulares dos conselhos deliberativo e fiscal, são 30 membros. Os recém-eleitos definem no dia 29 de outubro a nova diretoria do clube.
O Parnahyba é comandado por Batista Filho desde janeiro de 2014, quando substituiu José Lima. O mandato do atual presidente foi renovado em outubro de 2015, quando membros do conselho deliberativo aclamaram a reeleição de Batista por mais dois anos (2016/2017).
Vice-campeão piauiense em 2017, o Tubarão ainda joga a Copa Piauí nesse segundo semestre. O torneio sub-21 dá ao campeão a ida à Série D do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Globo Esporte