Mesmo com a pandemia causada pelo coronavírus, o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular (ProBNCC) não para no Piauí. A formação dos profissionais sobre o currículo no que se refere às etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental encontra-se em fase final do 1º ciclo e está ocorrendo virtualmente. Já, a construção do novo currículo com relação ao Ensino Médio também ocorre por meio de ambiente virtual.
Para que o Novo Ensino Médio seja implantado nas escolas, é necessária a reconstrução do currículo existente, com vistas a atender às escolhas dos estudantes. Assim, o Novo Ensino Médio permite que os estudantes cumpram uma carga horária de 1.800 horas, correspondente à formação geral (comum a todos) e uma parte flexível de 1.200 horas, correspondente aos itinerários formativos. Essa parte flexível é de escolha dos estudantes, conforme a oferta de sua rede.
O Ministério da Educação criou um programa específico para cuidar dessa escrita, o ProBNCC. Com isso, cada secretaria constitui uma equipe, conforme orientações do programa. A equipe é composta por coordenador estadual, coordenador de etapa, coordenadores de área (um por área de conhecimento), redatores (18 ao todo) e articuladores (dois para os itinerários e um do Conselho Estadual de Educação).
A coordenadora de Etapa ProBNCC do Ensino Médio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Elenice Nery, revela que a equipe está em fase de construção dos itinerários formativos. “Por meio de orientações em ambiente virtual, estamos dando prosseguimento ao processo. Assim que concluirmos a escrita, o documento irá para consulta pública. Nós planejamos apresentar a proposta do novo currículo do Ensino Médio do Piauí para consulta ainda no primeiro semestre”, observa Elenice.
Novo currículo da Educação Infantil e Ensino Fundamental
O novo currículo no que se refere à Educação Infantil e Ensino Fundamental do Piauí encontra-se pronto e em fase de implantação nas escolas. A formação do 1º ciclo dos profissionais da educação foi iniciada em novembro de 2019, em regime de colaboração entre a Seduc, União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PI), com apoio do Ministério da Educação (MEC) e conta com quatro módulos.
A coordenadora ProBNCC dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, esclarece que o público-alvo das formações são coordenadores e articuladores municipais, coordenadores regionais, professores e coordenadores pedagógicos. A carga horária é de 48 horas presenciais e 112 horas no sistema de educação a distância, perfazendo um total de 160 horas de formação.
“Objetivamos formar os profissionais da educação da rede estadual e municipal com relação ao currículo do Piauí alinhado à BNCC, homologado em agosto de 2019. Vamos também revisar os projetos pedagógicos das escolas da rede estadual e municipais com relação ao currículo do Piauí”, afirma a coordenadora.
Já foram concluídos os módulos I, II e III da formação. E o módulo IV, o final, foi concluída a 1ª etapa, restando a 2ª e 3ª a serem realizadas pelos coordenadores municipais e regionais com os professores.
“A formação presencial do Macro Módulo IV, que deveria ser realizada até dia 31 de março, foi prorrogada e terá a data estendida conforme decreto do Governo do Estado, no que se refere a atividades sem aglomeração. A formação EaD já foi prorrogada e será finalizada dia 30 de abril”, enfatiza ainda Marília Aragão.
O 2º Ciclo de formação está previsto para iniciar no semestre de 2020, com temáticas específicas para cada componente curricular, com um seminário inicial, seis encontros regionais, divido em dois encontros presencias e dois semipresenciais com uso da mediação tecnológica (Canal Educação) e ainda um seminário final de avaliação, seguindo o mesmo “casacateamento” do 1ª Ciclo.
Fonte: CCom