O Governo do Piauí, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), retomará as obras da adutora do litoral piauiense no dia 2 de julho. A previsão é de que, até dezembro, seja concluído o sistema de abastecimento de água que irá suprir residências, restaurantes e pousadas das localidades de Maramar, Macapá, Carnaubal e Sobradinho. Já a conclusão total da obra será em 2020.
A continuidade da construção será possível devido a liberação judicial da segunda parcela do empréstimo Finisa I. A obra foi iniciada em junho de 2017 e seria encerrada em 12 meses, mas foi interrompida em razão do bloqueio de recursos por decisão da 5ª Vara da Justiça Federal do Piauí. Na segunda-feira (24), uma decisão do desembargador federal Kássio Nunes Marques, do Tribunal Regional Federal da 1° Região (TRT), derrubou a liminar de 1ª instância, autorizando à Caixa a repassar a verba.
Os recursos investidos na obra serão de R$ 58 milhões, provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Caixa Econômica Federal. “Dei a ordem de retomada deste grande empreendimento. A obra será reiniciada pela empresa contratada e também contempla o mega reservatório, chamado de ‘reservatório pulmão’, com capacidade de 3.540 metros cúbicos de água, o suficiente para garantir o abastecimento e todo o complexo dos municípios envolvidos”, afirmou o diretor-presidente do Idepi, Leonardo Sobral.
O sistema vai garantir o abastecimento da população e turistas de toda região litorânea, por um período de, no mínimo, 20 anos. “O empreendimento promoverá o abastecimento de água de cidades e localidades nos municípios litorâneos de Parnaíba, Ilha Grande, Cajueiro da Praia e Luís Correia. A adutora permitirá a captação de água no Rio Parnaíba para a Praia do Coqueiro”, completa o gestor.
A tubulação terá uma extensão de 69,5 quilômetros, com dois ramais: o primeiro vai de Luís Correia, passa pelas praias do Coqueiro, Barramares, Arrombado, Carnaubinha, Maramar, Macapá, Sobradinho, Camurupim, cidade de Cajueiro da Praia e praias de Barrinha e Barra Grande. O segundo ramal vai de Parnaíba para Ilha Grande e Pedra do Sal.
Fonte: CCom