Estão abertas as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Unidades de ensino de todo o país — públicas e privadas — podem cadastrar seus estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio no site oficial da competição até 16 de março de 2026.

Promovida anualmente pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), a Obmep é considerada a maior olimpíada científica do Brasil, reunindo em edições anteriores mais de 18,5 milhões de estudantes de todas as regiões do país.

A olimpíada tem duas etapas: a primeira fase, com 20 questões objetivas aplicadas nas escolas no dia 9 de julho, e a segunda, com seis questões discursivas em outubro — ambas divididas por níveis conforme o ano escolar dos participantes.

Nesta edição, serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais — incluindo ouro, prata e bronze — e mais de 50 mil certificados de menção honrosa. Estudantes de escolas públicas premiados nacionalmente também poderão fazer parte do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), com bolsa oferecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Obmep é uma oportunidade para incentivar o estudo da matemática, estimular o raciocínio lógico e revelar novos talentos entre os jovens brasileiros.