Desde 2016, o Hospital Marques Basto, classificado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), tem se destacado pela iniciativa do projeto Oncolher Itinerante, que visa proporcionar triagem oncológica a pacientes com suspeita de câncer em diversos municípios da Planície Litorânea.

“O foco do projeto é a prevenção e combate ao câncer, oferecendo atividades educativas, rastreamento e detecção precoce da doença. Todas as ações são gratuitas e realizadas em colaboração com as prefeituras locais”, afirmou Mirócles Campos Véras, diretor administrativo do hospital.

O projeto teve início no dia 24 de junho, visitando as cidades de Parnaíba, Ilha Grande, Buriti dos Lopes, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Bom Princípio. Nos dias 8 e 9, o Oncolher Itinerante atenderá nas cidades de Caxingó, abrangendo também pacientes de Caraúbas e Murici dos Portelas, e em Cocal, incluindo pacientes de Cocal dos Alves, encerrando assim a primeira fase da iniciativa na região.

Os pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O papel do agente comunitário de saúde é crucial neste processo, trabalhando em conjunto com as equipes das UBS para regular os pacientes com suspeita de câncer para a triagem, facilitando o acesso ao tratamento de forma mais rápida”, destacou Karoline Monteiro, enfermeira responsável técnica da Unacon.

Esta ação tem sido fundamental para garantir um diagnóstico precoce e um tratamento mais ágil, contribuindo significativamente para a luta contra o câncer na Planície Litorânea.