A Polícia Civil do Piauí, por meio da Diretoria de Inteligência – Núcleo de Inteligência de Parnaíba participou nesta quinta-feira (21), de operação que mira um esquema criminoso de âmbito nacional. Denominada Falsa Central, a operação teve como objetivo desmantelar a associação criminosa especializada no golpe da “falsa central bancária”.

De acordo com a Diretoria de Inteligência, o grupo se passava por representantes de instituições financeiras, utilizando ligações telefônicas e mensagens falsas para obter informações sigilosas, como senhas e dados bancários. Com essas informações, os criminosos realizavam transferências indevidas, causando prejuízos financeiros significativos às vítimas.

A ação contou com a participação das Polícias Civis do Piauí, Goiás, Ceará, Pará e São Paulo, além do apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Laboratório de Operações Cibernéticas (CIBERLAB) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP).

Em âmbito nacional, foram cumpridos 92 mandados judiciais, sendo 37 de prisão temporária e 55 de busca e apreensão domiciliar. Os investigados podem responder pelos crimes de estelionato mediante fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 21 anos de prisão, além de multa.

As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos e ampliar a desarticulação do esquema. A operação é mais um esforço para combater crimes cibernéticos que afetam milhares de brasileiros.