A Superintendência de Operações Integradas (SOI) divulgou o número da Operação Interditados, deflagrada no ano de 2023, para combate à venda de celulares furtados ou roubados no Piauí. Segundo os dados apresentados, 1.556 celulares foram retirados das mãos de criminosos e 700 aparelhos foram devolvidos às vítimas.

Já o montante dos valores recuperados durante a Operação, entre dinheiro e bens, não foi divulgado, mas passa dos milhões, segundo a Secretaria de Segurança. Para se ter ideia, em somente um dos pontos de vendas de celulares alvo da polícia, foi possível recuperar o equivalente a R$ 1 milhão, em aparelhos recuperados.

Ainda de acordo com a Superintendência, com o avançar da operação Interditados, os receptadores passaram a desmontar os aparelhos roubados para vender as peças. No entanto, mesmo após o celular desmontado é possível identificar a qual IMEI pertence à peça.

Para 2024, a Secretaria de Segurança prevê novas fases da Operação Interditados. No alvo, além de receptadores, pessoas que compraram aparelhos com restrição de roubo e furto e, mesmo após intimadas, ainda não compareceram para prestar depoimento.

 

Com informações do Cidade Verde.com