Uma nova fase da investigação sobre o tráfico de drogas entre o Piauí e o Ceará foi deflagrada na manhã desta terça-feira (7), como parte da chamada Operação Livro-Caixa. A ação ocorreu simultaneamente em cinco cidades — Parnaíba, Cocal e Luzilândia, no Piauí, e Tianguá e Fortaleza, no Ceará — com o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão.

O trabalho investigativo busca aprofundar a apuração sobre o funcionamento de um esquema interestadual, estruturado para o comércio ilegal de entorpecentes e também para lavagem de dinheiro e associação criminosa. A operação é resultado da análise de documentos apreendidos em fases anteriores, os quais revelaram uma rede organizada e com atuação financeira expressiva.

A Operação Livro-Caixa é parte de uma iniciativa nacional de combate ao crime organizado. No Piauí, as diligências foram executadas por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO-PI), estrutura que integra diferentes órgãos da segurança pública e atua sob coordenação da Polícia Federal, com participação das polícias Civil, Militar e Penal, além da Secretaria Nacional de Políticas Penais.