Três anos depois, a Organização Mundial de Saúde decretou nesta sexta-feira (05), o fim da pandemia causada pela Covid-19. A OMS anunciou que a Covid não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), o mais alto título de alerta da organização, declarado para o surto do Novo Coronavírus no final de janeiro de 2020.

Segundo os dados mais recentes da OMS, a pandemia do novo Coronavírus causou quase 7 milhões de mortes em todo o mundo, tendo sido diagnosticados e reportados mais de 765 milhões de casos.

Autoridades de Saúde, no entanto, acreditam que os números reais serão muito maiores. Para o combate à propagação da doença, foi lançada uma campanha de vacinação à escala global. Neste momento, já foram administradas mais de 13 mil milhões de doses da vacina contra a Covid-19.

A alteração do status foi possível graças ao avanço da vacinação. O desenvolvimento do imunizante, fruto de um esforço científico global sem precedentes, ocorreu em tempo recorde. As primeiras doses começaram a ser dadas em dezembro de 2020 – no Brasil, a aplicação começou só no mês seguinte.