Estão abertas até o próximo dia 13 de março, as pré-inscrições para os cursos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Para fazer a pré-inscrição o professor, auxiliar ou monitor, deve estar cadastrado no Educacenso e acessar a Plataforma Freire pelo link freire.capes.gov.br. As inscrições estão abertas desde o último dia 20.

O coordenador do Programa na Uespi, Raimundo Dutra, destaca que esse ano há algumas novidades quanto à oferta dos cursos. Na modalidade de 1ª licenciatura, em 2015 serão inclusos mais cinco municípios, que são Beneditinos, Água Branca, Anísio de Abreu, Castelo do Piauí e Buriti dos Lopes. “Agora são 30 municípios piauienses com o Parfor/Uespi. A modalidade já existe em 25 cidades”, diz.

Para 2ª licenciatura, mais um curso integrará o Programa: o de Ciências Sociais. Hoje já são oferecidos os cursos de Matemática, Português, Inglês e Pedagogia. “Este último terá as vagas ofertadas agora, mas as aulas terão início apenas em 2016, por isso os professores devem realizar a pré-inscrição este ano”, alerta o coordenador.

Há ainda mais uma novidade: está sendo inaugurado o curso de Formação Pedagógica. Este é destinado aos professores que são graduados em cursos de bacharelado e não possuem a formação completa para atuação em sala de aula. O curso tem duração de um ano e meio e habilita o profissional para a docência na educação básica.

Os cursos de 1ª licenciatura são oferecidos aos professores ou auxiliares que atuam na educação básica sem possuírem curso superior. Os cursos de 2ª licenciatura são destinados aos profissionais com formação em área diferente daquela em que atuam. Este ano, não há necessidade de que os profissionais – sejam professores, auxiliares, monitores ou intérprete de libras – estejam exercendo funções na rede pública, mas devem obrigatoriamente estar inscritos no Educacenso.

É importante destacar que a pré-inscrição não garante vaga e matrícula. Os pré-inscritos serão submetidos ao processo de validação pelas Secretarias de Educação à qual estão vinculados, bem como ao processo seletivo estabelecido pela Universidade. As pré-inscrições dos profissionais cadastrados no Educacenso nas funções Auxiliar/Assistente Educacional, Profissional/Monitor de Atividade Complementar irão compor o cadastro de reserva e suas matrículas somente serão efetivadas caso haja vagas remanescentes após a efetivação da matrícula dos profissionais cadastrados nas funções docentes e Intérpretes de Libras.

Fonte: CCom