A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, a ADAPI, regional de Parnaíba divulgou os resultados da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em 2012. São seis municípios atendidos pela agência desta cidade que atingiram 96,67% da meta. No município de Buriti dos Lopes 98% do rebanho foi vacinado, em Cajueiro da Praia 100%, Bom Princípio do Piauí chegou a 96%, Luís Correia 96%, Ilha Grande do Piauí vacinou 95% e Parnaíba atingiu 95%.
Segundo Alberto Abraão Loiola, coordenador regional da Adapi os resultados foram animadores e o mérito é dos criadores que se dedicaram no combate a doença. O criador Francisco clemente disse que a possibilidade de que o Estado deixe a área de Médio Risco para Área Livre da aftosa com a vacinação traz resultados como a facilidade na comercialização do gado para os criadores rurais.
O Piauí atingiu o índice de 96,60% de vacinações de bovinos, caprinos e ovinos quando o ministério do desenvolvimento rural tinha a expectativa de 80%. O índice de animais incluídos no processo de sorologia contabilizou 94,84% do rebanho. A estimativa é que em dezembro o Piauí tenha a certificação de Área Livre da aftosa com a vacinação. Reforçar a qualidade do gado é uma iniciativa pretendida por criadores e incentivada pelo governo, o que só é possível com a conscientização e dos produtores e criadores de gado.