Parnaíba conta com especialização em oncologia multiprofissional para melhor atendimento
O atendimento de Alta Complexidade em Oncologia é um importante avanço em saúde no Norte do Piauí. Contribuindo com referenciais de qualidade, o Hospital e Maternidade Marques Bastos, em parceria com o Centro Universitário Santo Agostinho estão com inscrições abertas para a Especialização lato sensu em Oncologia Multiprofissional. As inscrições seguem até o dia 20 de agosto através do site do Hospital e Maternidade Marques Basto. O início das aulas está previsto para o dia 27 de agosto de 2022.
“Identificamos a necessidade não somente de Parnaíba; mas também dos outros municípios da planície litorânea e dos cocais de terem esses profissionais com essa habilitação em oncologia, uma vez que mesmo que o paciente realize o tratamento aqui em nosso hospital, na UNACON, é necessário que após o tratamento esses pacientes também sejam acompanhados por uma equipe multiprofissional”, esclarece Irislene Costa, coordenadora do Curso.
A Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que fica no Hospital e Maternidade Marques Basto, é referencia em atendimento; mas há necessidade de que as outras cidades também disponham de profissionais mais qualificados em oncologia para acompanharem esses pacientes e contribuir na qualidade de vida.
“A necessidade de ter um curso de especialização é justamente capacitar profissionais para que cada vez tenham profissionais com aptidões em tratar esses pacientes oncológicos e saibam manejar de modo a lidar com esse perfil de paciente”, esclarece Antônio Moreira, oncologista clínico.
O curso terá duração de 12 meses, são 360 horas aulas de forma híbrida. A prática será desenvolvida na Unacon do Hospital Marques Basto. O curso é destinado aos profissionais do setor de saúde. Hospital e Maternidade Marques Basto, o único da região norte do Estado em atendimento de alta complexidade traz essa oportunidade com perspectivas de promover mais qualidade me saúde para região.