A fisioterapia é fundamental para a reabilitação dos pacientes em diversas áreas. O Centro Especializado de Fisioterapia Anexo I do HEDA oferece reabilitação funcional nas áreas de traumato-ortopedia, neurologia e cardiorrespiratória de forma gratuita para a população.

A clínica está instalada no Anexo I do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA) localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas e conta hoje com uma estrutura ampla, com 5 consultórios, um espaço de reabilitação funcional, diversos equipamentos e profissionais qualificados que oferecem atendimentos de ótima qualidade.

Caruline Alvarenga, fisioterapeuta e coordenadora técnica do Centro de Reabilitação informou que atende pacientes dos municípios de Parnaíba, Cajueiro da Praia, Bom Princípio, Ilha Grande do Piauí, Luís Correia e principalmente Parnaíba, referenciados do HEDA.

“Aqui no Centro de Reabilitação as terapias estão auxiliando no tratamento de diversas condições, como pós-cirúrgicos de fraturas, dores no corpo, algumas doenças respiratórias ou sequelas de AVCs. Quem identificar a necessidade das sessões de fisioterapia é necessário trazer o encaminhamento por parte do médico solicitando a fisioterapia via posto de saúde e HEDA. Chegando aqui o paciente passa por uma avaliação com o fisioterapeuta e em seguida é conduzido ao tratamento”, pontuou Caruline Alvarenga.

Atualmente o Centro Especializado de Fisioterapia Anexo I do HEDA conta com 12 fisioterapeutas, sendo equipes de 6 profissionais realizando mais de 50 atendimentos por turno totalizando uma média de 1.968 atendimentos por mês.

A coordenadora Caruline ainda disse que o paciente que possui alguma sequela da COVID-19 ou Chikungunya pode procurar o centro caso necessite de tratamento nas áreas cardiorrespiratória e ortopédica.

O diretor geral, Daniel Miranda, salienta sobre a importância do serviço de reabilitação disponível. “A população merece um atendimento de excelência na Saúde. Com o Centro Especializado de Fisioterapia é possível ajudar a trazer mais qualidade e acessibilidade para os pacientes que necessitam de uma reabilitação com qualidade. Um exemplo é poder agilizar e direcionar para a reabilitação, muitos casos de pessoas que sofreram acidentes no trânsito e vão necessitar de reabilitação pós-acidente. Estamos buscando mais investimento para trazer mais equipamentos, e assim ajudar mais pacientes no seu processo de reabilitação”, ressaltou.

Fonte: Ascom HEDA