Continuando a rodada de entrevistas com os candidatos que buscam uma das vagas do Piauí na Câmara Federal, o Jornal da Costa Norte recebeu na edição desta segunda-feira (15/09) o candidato a deputado federal Hugo Napoleão (PSD), da coligação “Piauí no Coração II”, que falou se suas ideias e propostas para eleitorado parnaibano.
O candidato teve o mesmo tempo que os demais entrevistados, conforme determina a legislação eleitoral. Seguindo a mesma linha de perguntas realizadas em entrevistas anteriores, a jornalista Carol Porto iniciou perguntando para Hugo Napoleão como ele avalia a atual conjuntura política brasileira e piauiense que mostra uma oscilação no que diz respeito à divulgação de pesquisas eleitorais.
“As pesquisas sempre influenciam, afinal de contas todos nós sabemos que há uma indução por parte do eleitor em função daquilo que pode acontecer. Acredito que a candidata Marina Silva, que somou vinte milhões de votos na última eleição e agora conta com a porcentagem vinda do então candidato Eduardo Campos, essa eleição possa ir para o segundo turno no cenário nacional”, avaliou Hugo Napoleão.
Ainda com relação às pesquisas eleitorais, o candidato apontou que também na eleição para o Governo do Estado possa haver um segundo turno, entre Wellington Dias (PT) e Zé Filho (PMDB). Hugo Napoleão já foi duas vezes senador, três vezes ministro de estado e por dois mandatos alternados foi governador do Piauí. Atualmente, cumpre o terceiro mandato como deputado federal, é filiado ao Partido Social Democrático (PSD) e pertence à Academia Piauiense de Letras.
“Eu criei a Universidade Estadual do Piauí e também tive a oportunidade de criar a TV Educativa. Como Ministro da Educação criei o Hospital Universitário. Como Ministro das Comunicações eu trouxe o aparelho celular para o Piauí, duplicando as linhas telefônicas. Como Ministro da Cultura trouxe muitas bandas de música. O que estou desejando mais uma vez é o progresso e o bem estar. Felizmente por onde eu andei tive a oportunidade de criar. Como deputado federal, estou fazendo o programa das palmeiras, que visa enriquecer a cera de carnaúba. Estou viabilizando a implantação de uma base para Parnaíba, fazendo com que através de um requerimento possamos transformar o Aeroporto Internacional de Parnaíba em uma base aérea”, comentou.
Hugo Napoleão disse durante a entrevista que “Parnaíba é a menina dos seus olhos”, e que irá continuar lutando com sempre lutou pelo povo parnaibano. “O Piauí é dividido em três partes: a capital, o litoral e o interior. Precisamos valorizar, preservar e defender mais a nossa planície litorânea, para que assim possamos ter mais desenvolvimento”, disse o candidato a deputado federal pelo PSD.
Com relação às propostas para a saúde, Hugo Napoleão citou vários benefícios que já conseguiu trazer para o Piauí. Segundo ele, ainda é preciso fazer muito para que a população possa ter uma saúde pública de qualidade e que os profissionais da área possam ter remuneração justa.
“Tive a oportunidade criar vários hospitais regionais. Tive também a oportunidade de viabilizar o Hemocentro, que hoje distribui sangue de qualidade a várias intervenções cirúrgicas em todo o Piauí. Mas com relação a Parnaíba, um local onde temos alguns hospitais particulares, estamos precisando ajudar esses programas federais. Os hospitais precisam de uma atenção mais especial, para que a população seja atendida com qualidade. Temos profissionais de primeira qualidade, mas estes precisam de uma ajuda auxiliar junto ao Governo Federal, através do Ministério da Saúde para aumentar as remunerações”, informou.
Nas suas considerações finais, Hugo Napoleão lembrou dos importantes cargos que já exerceu em sua longa carreira política, reafirmou o compromisso em lutar pelas causas do Estado e pediu mais um voto de confiança do povo piauiense.
“Sempre quero bem Parnaíba e o meu Estado. Já estive em vários lugares nesta campanha levando a minha mensagem de fé de garantia de progresso e de desenvolvimento. Graças ao povo de Parnaíba e de todo o Piauí já tive a oportunidade de ocupar importantes cargas a nível estadual e nacional. E eu venho aqui com os olhos da gratidão pedir mais uma vez a oportunidade de defender a todos”, concluiu.
Por Kairo Amaral