A economia piauiense apresentou uma expansão de 6,2% em volume do Produto Interno Bruto (PIB) no ano de 2009 em relação a 2008. Esta foi a segunda maior taxa de crescimento verificada entre todos os estados brasileiros.
A mesma superou a taxa da economia brasileira que experimentou retração de -0,3% . A informação foi divulgada pela Fundação Cepro, que apresentou os dados do Piauí referentes à pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com relação a participação dos municípios no PIB brasileiro em 2009.
Segundo a pesquisa, um total de 29 municípios piauienses conseguiu dobrar o Produto Interno Bruto (PIB) em um período de quatro anos, o que representa quase 13% do Estado. Entre esses municípios aparecem Guaribas e Acauã, cidades conhecidas nacionalmente por serem pilotos do programa Fome Zero, do Governo Federal.
Teresina, Parnaíba, Picos, Uruçuí e Floriano foram os municípios que tiveram maior participação no PIB do Piauí. Nesses municípios as atividades econômicas predominantes são voltadas para serviços, com um percentual superior a 75% da economia. A exceção é o município de Uruçuí, cuja principal atividade econômica é a indústria , com 39,4% da economia e que se destacou por registrar crescimento de 283,54% entre os anos de 2005 e 2009.
Com relação ao desempenho da economia nas capitais brasileiras, Teresina passou a ocupar a 19ª posição, colocando-se à frente de João Pessoa e Florianópolis, que tradicionalmente tinham os maiores PIBs.