O Ministério da Saúde e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançaram terça-feira (29), a campanha “Nós Podemos Construir um Futuro sem Aids”. A intenção é marcar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, hoje dia 1º , com incentivo ao diagnóstico precoce e o tratamento. Em Parnaíba o grupo Guará em parceria com a Universidade Federal do Piauí e o Coas CTA, estão realizando ações de combate a AIDS em escolas públicas do ensino médio, palestras e rodas de conversa tem como objetivo passar o máximo de informações sobre a doença, as formas de prevenção e tratamento.
Haverá também uma caminhada de conscientização na Avenida Dr. João Silva Filho com concentração no semáforo da Caramuru. Parnaíba tem hoje 256 casos notificados de Aids sendo 171 homens e 85 mulheres, a prioridade do CTA é ampliar o diagnóstico do HIV para a população em geral garantindo o tratamento a todas as pessoas vivendo com o vírus.
A campanha terá o apoio de 11 mil paróquias em todo o País. Milhares de voluntários motivando a testagem, dando acolhimento aos que tiverem teste positivo. É importante lembrar que o tratamento é gratuito no SUS e que as pessoas devem iniciar esse tratamento o mais rápido possível. Uma das metas estabelecidas pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) é ter 90% das pessoas testadas até 2020. A meta 90-90-90 também tem como objetivo ter 90% da população soropositiva tratada e 90% com carga viral indetectável neste período.
Fonte: PMP