O coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão, explica que o propósito é mobilizar o máximo de pessoas para chamar a atenção para a prevenção(Foto:Otávio Neto)
O coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão, explica que o propósito é mobilizar o máximo de pessoas para chamar a atenção para a prevenção (Foto:Otávio Neto)

O município de Parnaíba recebeu, nesta segunda-feira (25), o curso de Capacitação de Prevenção às Drogas, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Coordenadoria de Enfrentamento às Drogas (Cendrogas). A capacitação foi realizada no auditório do campus Ministro Reis Velloso da Universidade Federal do Piauí (UFPI) da cidade e se estendeu durante todo o dia.

O curso é voltado a alunos e profissionais de diversas áreas. O objetivo é levar conhecimento sobre o tema das drogas, promovendo o debate com a abertura de diferentes canais de participação. A capacitação tem como base o esclarecimento sobre problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações familiares, escolares, sociais e afetivas.

A capacitação faz parte do Programa de Prevenção às Drogas, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI (Praec), em parceria com a Cendrogas, Polícia Militar e Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A programação do evento conta com a apresentação das ações no âmbito de prevenção às drogas, palestras, distribuição de material didático gratuito, além da entrega dos certificados de participação.

O coordenador da Cendrogas, Sâmio Falcão, parabeniza o empenho da equipe ao conduzir a organização do curso. “A Cendrogas vem trazer um pouco da nossa missão promovida no Piauí, no âmbito das políticas públicas sobre drogas, desde a prevenção, passando pelo tratamento, recuperação, reinserção social, redução de danos e reinserção familiar. Durante a capacitação, nós mantemos um diálogo para que, posteriormente, possamos ofertar o acolhimento às pessoas que sofrem com a dependência química”, afirmou Falcão.

Fonte: CCom