Parnaíba apresentou nos dois primeiros meses de 2014 uma queda nos casos de dengue em 25%, se comparados ao mesmo período de 2013. O resultado corresponde a um controle efetivo da Secretaria da Saúde através da Vigilância Epidemiológica, por meio de ações preventivas e de assistência, bem como a redução das chuvas.
Neste mesmo período foram 50 notificações e quatro casos confirmados de dengue em 2013. Em novembro foi registrado um óbito. Já este ano, foram registrados 17 notificações e um caso confirmado até o momento. Karliane Araújo Lima Uchoa, diretora de Vigilância Epidemiológica, advertiu para que os cidadãos se mantenham em alerta para evitar o surgimento de focos de contaminação.
No caso de sintomas como febre, fraqueza prolongada, dores, vômitos, a recomendação é que procurem por atendimento médico precoce. Em nível federal, a redução chegou a 80% nos casos de dengue nos dois primeiros meses de 2014, segundo informou o Ministério da Saúde na semana passada. No entanto, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica lembrou a importância dos cuidados, pois a proliferação da dengue acontece, em sua maioria, entre os meses de abril e maio.
Fonte: Ascom