Em setembro de 2025, as exportações do Piauí alcançaram US$ 155,2 milhões (R$ 828,8 milhões), um aumento de 45,2% em relação ao mês anterior, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Entre os municípios que mais exportaram, Parnaíba figura como um dos principais polos, junto a Uruçuí, Bom Jesus, Santa Filomena, Monte Alegre do Piauí e Corrente.

 A soja liderou as exportações, com participação de 95,8%, seguida por algodão, óleos e mel natural. A China foi o principal destino, comprando 84,7% dos produtos piauienses, seguida por Tailândia, Vietnã, Estados Unidos, Espanha e Alemanha.

De acordo com Deusval Lacerda, superintendente de Desenvolvimento Econômico do Piauí, “a alta concentração das nossas vendas externas em países asiáticos, especialmente China, Tailândia e Vietnã, mostra a eficiência das estratégias de diversificação adotadas pelos governos federal e estadual”.

O desempenho evidencia a capacidade do Piauí de se consolidar em mercados internacionais e ressalta a importância de Parnaíba como polo logístico e exportador para o crescimento econômico do estado.