A reportagem da TV Costa Norte conversou com representantes das forças de Ordem e Segurança envolvidas no processo eleitoral em Parnaíba para avaliar o transcorrer da votação no período da manhã. A cidade recebeu reforço do exército, com a chegada de militares e veículos que patrulham, sobretudo, os arredores das seções.

militares2

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar, Adriano de Lucena, não houve qualquer incidente grave que gerasse a necessidade de intervenção da PM. “Apenas um uma situação de problema relacionado ao trânsito em um colégio na região do bairro São Vicente de Paula. No mais, até o momento, tudo tranquilo”, disse o comandante.

Já o promotor eleitoral da 3ª Zona, Edilvo Augusto Oliveira Santana, informou que houveram problemas em algumas urnas eleitorais, que foram prontamente substituídas. “Também registramos a falta de mesários em algumas seções e casos de suspeita de compra de voto, que serão apurados pela Polícia Federal”, explicou o promotor.

Ele acrescenta ainda que será investigada a denúncia de que um delegado de polícia teria agredido verbalmente a chefe de uma seção localizada no Colégio Diocesano. O promotor, no entanto, não revelou nomes e limitou-se a dizer que o envolvido será notificado a dar explicações sobre o caso e que as responsabilidades serão apuradas.

promotor eleitoral
Promotor Eleitoral Edilvo Augusto de Oliveira Santana

O promotor eleitoral da 4ª Zona e também responsável pela propaganda eleitoral na 3ª Zona, Antenor Filgueiras Lobo Neto, falou sobre os dois casos de suposta compra de votos antes do dia da votação. “Em ambos os casos os suspeitos foram detidos e levados para a sede da PF, que posteriormente deve investigar mais a fundo”, disse promotor.

Promotor Eleitoral Antenor Filgueiras Lobo Neto
Promotor Eleitoral Antenor Filgueiras Lobo Neto