A abertura do I Fórum Regional sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher aconteceu na noite desta quinta-feira (22/08), no auditório Governador Freitas Neto – Associação Comercial de Parnaíba, localizado no Porto das Barcas.
De acordo com o organizador do fórum, professor Willame Carvalho, o evento é uma parceria da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí e da Prefeitura de Parnaíba. O Fórum faz parte da campanha que será desenvolvida em todo o estado com o objetivo de aprimorar o trabalho dos agentes que lidam diretamente com as vítimas da violência.
Entre os presentes, o prefeito Florentino Neto, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, Flaviana Veras, Dra. Ana Cristina Mendes, da Violência Doméstica de Cuiabá e o Dr. Alvaro Kalix Ferro, Juiz convocado do CNJ e Presidente da FONAVID, Corregedor Geral do TJ-PI, Francisco Antônio Paes Landim e o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, dentre outras autoridades.
O prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, disse que o poder público em parceria com a Corregedoria do TJ-PI implantará em Parnaíba um serviço de Combate à Violência Doméstica.
A delegada Vilma Alves, titular da delegacia da Mulher do Centro de Teresina, disse que há um avanço no combate à violência doméstica já que o poder público e o poder judiciário tem se interessado em trabalhar em prol da sociedade.
O Corregedor Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho ressaltou que a interiorização do combate à Violência Doméstica deve que deve ser uma das prioridades do poder público e que a falta de políticas de assistência social faz com que haja um crescimento da violência.
O palestrante da noite, Dr. Alvaro Kalix Ferro, que é Presidente do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – FONAVID, disse que a parceria entre poder judiciário e poder público é fundamental para o combate à violência doméstica e que os órgãos devem estar sempre interligados na busca da humanização.
O evento seguirá até o dia 24 de agosto com vasta programação, que conta com palestras voltadas ao debate sobre Violência Doméstica.
Confira a Programação
Dia: 22 de Agosto (Quinta-feira)
17h: Credenciamento
18:30h: Apresentação Cultural
19:00h: Mesa de Abertura
19:30h Palestra “Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – FONAVID, Conselho Nacional de Justiça – CNJ e a Lei Maria da Penha”.
Palestrante: Dr. Álvaro Kálix Ferro(Presidente do Fórum Nacional de
Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher – FONAVID
Dia 23 de Agosto (Sexta Feira)
8h: Palestra “A aplicação da Lei Maria da Penha para a garantia dos Direitos Humanos das Mulheres”.
Palestrante: Dra. Ana Cristina Silva Mendes (Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Cuiabá-MT).
10h – Apresentação dos Programas/Projetos/Serviços da Rede de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar no contexto de Parnaíba.
Sec. Saúde (SAMVVIS), Delegacia da Mulher, Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Parnaíba (Flaviana Damaceno de Sousa Veras), Conselho da Mulher (Maria Cardoso) , Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Civil, Ronda Cidadâo (Cap Danino Palhano de Alcantara)
14:30h – Mesa Redonda “Gênero e Violência” Palestrante: Dra. Fracineide Pires Pereira – Universidade Federal do Piauí – UFPI e Irene Cardoso (Promotora Pública – Pernambuco)
16h – Ações efetivas de combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
OAB, Defensoria Pública, Ministério Público, Núcleo Maria da Penha – Parnaíba, Corregedoria Geral da Justiça. 18h Encerramento e Entrega de Certificado.
Curso de Capacitação dia 24 de Agosto
08:00h – Credenciamento
8:30h – Mesa Redonda – Ações práticas quanto à atuação do agente público no trato da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Promotor Francisco de Jesus, Sonia Terra, Delegada Vilma, Ana Valéria Lopes Lemos(Psicóloga (casa abrigo) Serviço Social do Piauí)
10:30h – Oficina – Psicossociais – Núcleo Maria da Penha – Parnaíba
13h – Encerramento e entrega de certificados