Sua proposta é a promoção do desenvolvimento das crianças, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, do ventre materno aos seis anos, eis a proposta da Pastoral da Criança, que objetiva a saúde, nutrição, educação e cidadania. No Piauí, a Pastoral da Criança nasceu em 1986; mas foi em julho de 1987, que a semente foi lançada na Diocese de Parnaíba.
A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Direciona seu trabalho ao combate a mortalidade infantil e no desenvolvimento integral das crianças. Pra tanto, realiza ações junto à comunidade e o trabalho é voluntário.
Tendo como foco a assistência à infância, a Pastoral da Criança surgiu ante a necessidade de combater os casos de desnutrição para que a mortandade fosse reduzida. Embora, a conjuntura apresente avanços, a realidade ainda exige o trabalho de voluntariado em favor da infância. Este é um compromisso da Igreja Católica.
No país são quase dois milhões de crianças assistidas pela Pastoral da Criança e em Parnaíba são quase quatro mil. A assistência à comunidade é de natureza ecumênica, sempre com a bandeira da prática do amor, da fraternidade e da paz.
Por Daniel Santos