sec_fazenda

Estou escrevendo este artigo, ao correr da pena, tendo pedido antes a Deus para fazê-lo com acerto, em homenagem póstuma ao nosso querido amigo e sobrinho Paulo.

No meu artigo anterior 108, tratando sobre Longevidade, afirmei que a Vida, sob o ponto de vista da geometria, é um trapézio, figura geométrica de quatro lados, sendo dois deles opostos e paralelos, e os outros dois inclinados.

            Hoje, dia 01 de Agosto corrente, a vida, para mim, deixou de ser uma Rosa Vermelha, representando Amor e Felicidade, para ser uma Cruz, simbolizando Dor e Sofrimento.

            Realmente, na Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, no primeiro dia deste mês de agosto de 2016, faleceu na segunda Capital de nosso País, após Salvador da Bahia, – Paulo de Moraes Correia, digno, competente e autêntico parnaibano, nascido em 10 de abril de 1935.

            Paulo de Moraes Correia, filho do Professor Benedito Jonas Moraes Correia e de Berenice Andrade Correia, neto pelo lado paterno, do notável Coronel e político Jonas de Moraes Correia, Intendente Municipal de Parnaíba e Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí; neto, pelo lado materno do Coronel Constantino Moraes Correia, Presidente da Associação Comercial de Parnaíba, Intendente Municipal de Parnaíba, idealizador e executor, em 1913, há 103 anos, do projeto topográfico da criação do Bairro Nova Parnaíba e Avenida Capitão Claro / São Sebastião, com 70 metros de largura, Avenida Governador Álvaro Mendes, Avenida Coronel Lucas Correia, Avenida Princesa Isabel, correspondendo ao contorno ou limites do Novo Bairro Nova Parnaíba; bisneto do Patriarca de nossa família Moraes Correia, no Estado do Piauí; Coronel Francisco Severiano de Moraes Correia e sua saudosa esposa Dona Maria Cleofas Miranda Castro Moraes Correia, (Dindinha Cotinha), que tanto amo como seu neto até hoje.

            O Paulo Correia, meu primo pelo lado paterno e meu sobrinho pelo lado materno, deixou os seguintes irmãos Maria Aparecida, Assistente Social, falecida; Teresa de Jesus,

Advogada, casada com meu muito estimado amigo e cunhado, Engenheiro Civil Antônio José Barreto Nunes, residentes em Salvador-Bahia; Francisco Canindé, Economista, Professor, ex-Superintendente do SESI e ex-Secretário Municipal da Educação de Parnaíba, casado com a digna Senhora Tania Candeira Correia.

                       Para mim que sou, simultaneamente, seu tio e primo, ele, Paulo Correia, é um autêntico exemplo do lídimo filho da nossa querida e Invicta Cidade de São João da Parnaíba.

            Ele trilhou os caminhos do Estudo e do Trabalho, lá, na Cidade Maravilhosa, atual sede dos Jogos Olímpicos Mundiais em sua 31ª apresentação, cuja ocorrência em sua abertura, superou em Beleza, Arte, Cores e Esplendor, todas as anteriores ocorridas nas grandes Capitais de outros países.

            Paulo Correia era educado, atencioso, cordial, leal, e sincero amigo.

            Paulo Correia casou-se no Rio de Janeiro com Geysa Velloso, irmã do ilustre parnaibano Ministro João Paulo Reis Velloso, de cujo casamento advieram dois inteligentes filhos: Andréia, Advogada e Marcos Paulo, Médico.

            Casou-se, em segundas núpcias, com Norma Selva, não tendo o casal filhos. Realizou o Curso Primário em sua cidade natal, no Colégio Nossa Senhora das Graças e o então Curso Secundário no Ginásio Parnaibano.

                Prestou vestibular na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, e realizou o Curso de Direito, com brilhantismo na Cidade Maravilhosa, diplomando-se com 22 anos de idade.

            Desenvolveu suas atividades, como Advogado, em companhia de seu tio Israel Correia, no Escritório situado na Avenida Graça Aranha, no coração da cidade, em seu centro urbano.

            Israel e Paulo, por vários anos, atuaram no Fórum do Rio de Janeiro, com sucesso e dedicação.

            Do meu conhecimento, em razão de viagens que então empreendia o serviço da importante empresa industrial Moraes S.A., ou a trato de assuntos e reuniões da Confederação Nacional das Industrias, como Presidente da FIEPI, não poderia deixar de comparecer ao Escritório de Advocacia de Israel e Paulo Correia, Chagas Rodrigues, Audir Passarinho, Zenóbio Oliveira Filho.

            Chagas Rodrigues, ilustre e digno parnaibano, ingressou na política, elegeu-se Deputado Federal, Governador do Estado do Piauí e Senador da República, desempenhando carreira, política de alto nível em prol do Piauí e do próprio País.

            Audir Passarinho, piauiense nascido em Floriano, transferiu sua residência para Brasília, e anos após foi indicado para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal.

            Israel, Paulo e Zenóbio, prosseguiram nas suas atividades no Forúm do Rio de Janeiro, e o escritório mudou sua sede para a Rua do México, centro do Rio de Janeiro, posteriormente na Rua Ouvidor.

            Israel Correia foi Consultor Jurídico do então Ministério da Indústria e Comércio.

            Paulo Correia participou, como membro, do Conselho Superior da Previdência Social, durante alguns anos.

 Israel Correia faleceu no Rio de Janeiro, com problema no aparelho respiratório, causado pelo consumo do cigarro.

            Paulo Correia faleceu no dia 01 de agosto com insuficiência renal.

            Paulo figura entre outros parnaibanos que estabeleceram residência no Rio de Janeiro, e deixaram exemplos de TRABALHO e DIGNIDADE para as novas gerações.

            Paulo Correia deixou um belo exemplo de vida, merecendo descanso em paz e receber o reconhecimento de seus concidadãos da Invicta Parnaíba.

 

Parnaíba, 10 de Agosto de 2016

172º da Cidade e 254º da Vila

 

Lauro Correia