O Partido da Causa Operária (PCO) oficializou, em convenção partidária realizada no Memorial Esperança Garcia, a candidatura da professora Lourdes Melo ao governo do estado do Piauí. Durante o evento, que aconteceu na última terça-feira (2), também foi anunciado o nome de Ronaldo Soares ao cargo de vice-governador.

O candidato a vice na chapa, Ronaldo Soares, que trabalha como garçom, também é filiado ao PCO. O partido não firmou alianças para as eleições de 2022 e disputa as eleições com chapa completa.

Na convenção, as siglas anunciaram também a candidatura de dois candidatos a deputado federal e outros dois candidatos a deputado estadual.

Esta é a quinta candidatura de Lourdes Melo a governadora do Piauí, desde 2006. Já para a Prefeitura de Teresina, ela já concorreu por quatro vezes, sendo a última no pleito de 2020.

“Uma das nossas bandeiras de luta é por um governo operário, dos trabalhadores e pelo socialismo. É uma estimativa que não está na ordem do dia, de curto prazo. Mas é com as lutas imediatas que nós chegaremos a essa luta geral”, enfatizou.

 

Propostas

Algumas das propostas da legenda, destacadas pela candidata, giram em torno do direito à moradia, ao trabalho e à educação, além de defender a reforma agrária. Entre aquelas direcionadas ao Piauí, a candidata listou:

Proibir despejos, desocupações e cortes do fornecimento de água e energia elétrica para pessoas desempregadas;

Mais verba destinada à educação;

Redução da jornada para 35 horas semanais;

Creches gratuitas para mães trabalhadoras.

 

Sobre Lourdes Melo

Maria de Lourdes Soares Melo é natural de Pedreiras, no Maranhão, e mudou-se para o Teresina durante a década de 1970, onde cursou licenciatura em Educação Física.

Ao longo da sua carreira docente, trabalhou como professora para a Prefeitura de Teresina, hoje aposentada do cargo, e atualmente é professora da ativa do governo do Estado.

Sua aproximação com movimentos políticos aconteceu ainda na juventude, participando de pautas pela educação e pela classe trabalhadora.

Teve participação em sindicatos e congressos com essas pautas desde a fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em 1983.

 

Com informações do G1 Piauí