O número de novos pedidos de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) teve um crescimento expressivo em janeiro de 2026. De acordo com dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), os requerimentos saltaram de pouco mais de 369 mil, no mesmo mês do ano passado, para cerca de 1,7 milhão neste ano.

O aumento está diretamente ligado às novas regras de emissão da CNH, adotadas com o programa CNH do Brasil, que reduziu custos ao flexibilizar a quantidade de aulas teóricas e práticas exigidas nas autoescolas. Desde dezembro, já foram registrados aproximadamente três milhões de pedidos em todo o país.

Ainda segundo a Senatran, quase 300 mil documentos já foram emitidos desde a mudança no sistema. A expectativa do governo é facilitar a regularização de motoristas, já que cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação.

Os dados mostram crescimento em todas as etapas do processo. Os cursos práticos tiveram aumento superior a 20%, impulsionados pela atuação de instrutores autônomos, modalidade criada após atualização das normas pelo Conselho Nacional de Trânsito. Já os exames práticos e teóricos também apresentaram alta significativa em relação a 2025.