Carlos Emanuel, o bebê de três meses de vida enviado na última quarta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde para Recife (PE), passou por um procedimento cirúrgico no coração na capital pernambucana. Ele foi atendido através do Tratamento Fora do Domicílio (TFD).
De acordo com o Dr. Carlos Teixeira, diretor clínico do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, o boletim mais recente relata sucesso nos atendimentos e informa que a criança se encontra em bom estado de saúde. Assim que a recuperação for concluída, Carlos e sua mãe retornarão para Parnaíba.
Para o Secretário de Saúde, Florentino Neto, diagnosticar precocemente é fundamental para que a criança cardiopata receba o tratamento adequado. “Por não serem doenças evitáveis, o diagnóstico e o tratamento precoce podem, na maioria dos casos, reverter a doença. O Governo não mede esforços para devolver a esperança de vida longa para esses pequenos piauienses”, contou.
O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), assegura o custeio do tratamento, que está sendo realizado em Recife no Hospital Real Português.
A Tv Costa Norte esteve presente na data em que o pequeno Carlos foi enviado para Recife. Reveja a reportagem:
Fonte : Romualdo Neves.