Permissionários de boxes e bancas do Mercado da Quarenta estão passando por um processo de recadastramento. A medida da Empresa Parnaibana de Supervisão e Abastecimento visa conhecer o perfil dos feirantes que ocupam esses pontos.
Segundo a Gerente Operacional da EMPA, Cláudia Sales, a partir do recadastramento, será feito o levantamento e pontos comerciais ociosos que serão futuramente conduzidos a comerciantes em cadastro de reserva. O levantamento firmou uma parceria com os alunos da Empresa Júnior de Agronomia da Universidade Estadual do Piauí, Campus Parnaíba, que são os responsáveis por visitar cada boxe preenchendo uma ficha cadastral.
O Mercado da Quarenta, segundo o Presidente da EMPA, Neris Júnior, é um padrão que deve ser levado a todos os outros, principalmente em termos de infraestrutura. Hoje, o Mercado já conta com um serviço razoável de limpeza, além de câmeras de segurança que foram instaladas recentemente e que auxiliam na organização do local. De acordo com Cláudia já está confirmado o próximo mercado que vai receber o recadastramento.
Outras parcerias também já foram firmadas, como o Centro de Zoonoses, a fim de recolher os animais que ficam abandonados nos mercados. Vigilância Sanitária, para orientar o modo correto de limpeza nos mercados e auxiliar os feirantes sobre como conservar os produtos. E por fim, com o Corpo de Bombeiros, que vai auxiliar nos serviços mais complexos de limpeza. Essas medidas, buscam, sem dúvida, tornar um ambiente propício tanto para os compradores quanto para os vendedores.