Pescadores do Coqueiro recebem, do Patrimônio da União, autorização para uso sustentável de faixa de terra na orla da praia
A comunidade de pescadoras e pescadores da praia do Coqueiro, em Luís Correia, foi contemplada na última quarta-feira (13) com um Taus, que é um termo para a utilização de uma faixa de terra de 426,62 metros de terra na orla da praia, de forma legalizada. O documento foi assinado e entregue pela Superintendência do Patrimônio da União no Estado do Piauí.
O espaço será dedicado exclusivamente a atividades pesqueiras, como construção, manutenção e abrigo de canoas, de equipamentos de pesca e do que mais for relacionado à atividade artesanal. Pescadores comemoram a oportunidade, e falam da satisfação por esta conquista.
Seu Bené, relata que quando eu soube do projeto através da Associação de Moradores e de Pescadores, com apoio da prefeita, ficou muito feliz. Para ele, esse projeto só veio alavancar tudo de bom para os pescadores.
Esta conquista foi proporcionada através de uma iniciativa do Museu da Vila, espaço criado em 2018 pelo programa de pós-graduação, Mestrado Profissional em artes Patrimônio e Museologia, da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, que tem como diretora, a professora doutora Áurea Pinheiro, presidente da Associação de Moradores do Coqueiro da Praia.
“O Taus é extremamente importante para garantir um espaço, para que essas comunidades tradicionais de pescadoras e pescadores artesanais possam continuar desenvolvendo suas atividades de forma sustentável”, afirma Áurea Pinheiro.
Autoridades de diferentes setores fizeram-se presentes na solenidade para a assinatura do termo e para prestigiar este importante momento para a comunidade pesqueira, que tanto representa o litoral do Piauí.
Marcelo Morais, superintendente do Patrimônio da União no Estado do Piauí, relata que “a intenção do Patrimônio é justamente fazer a destinação da área para uso adequado e também com muita responsabilidade”.
Maninha Fontenele, prefeita de Luís Correia, reconhece que “é uma conquista muito grande porque era um sonho deles. Os pescadores fazem parte daqui e eu quero parabenizá-los”.