O Terminal Pesqueiro do Porto do Piauí, em Luís Correia, dispõe de um Plano Básico Ambiental que contempla 23 projetos em franca expansão, coordenado pela professora doutora Helena Cortez. A proposta está em produzir conhecimento através da parceria de diversas organizações junto às universidades no Piauí, que podem colaborar com conhecimento técnico e pessoal.
A professora Helena Cortez, coordenadora do Plano Básico Ambiental do Terminal Pesqueiro do Porto do Piauí falou à TV Costa Norte sobre as restrições de acesso devido ao porto ser um terminal de uso privado (TUP), limitando assim pescas tipicamente de lazer e esportivas, praticadas, por exemplo, no quebra-mar.
O Porto de Luís Correia tem um Terminal Pesqueiro que deverá ser concluído ainda neste primeiro semestre de 2024, para atividades exclusivas de pesca de profissionais registrados como pescadores. Antes as pessoas podiam subir as pedras para a realização de pesca como atividade de lazer, como esporte, passatempo e agora, com a TUP não há mais acesso sem autorização. Muitas pessoas adentravam de motocicletas, carros, ou a pé “Foi uma atividade de pesca amadora, pesca esportiva, ali já é uma área restrita, não pode entrar”, enfatizou.