Atalaia, uma das atrações turísticas do Piauí (Foto:CCom)

A Secretaria do Turismo do Piauí finalizou a tabulação dos dados da pesquisa realizada com os permissionários da Orla de Atalaia, durante a temporada de julho. O resultado será apresentado e discutido com o Comitê Gestor da Orla e os empreendedores, no próximo dia 13, em uma reunião que acontecerá na Sala de Convenções do Sesc Praia em Luís Correia.

Segundo o gerente da Setur, Edson Correia, a pesquisa aplicada serve como balizador para que o Comitê Gestor possa direcionar ações e melhorar o trabalho dos comerciantes da Orla de Atalaia e assim, satisfazer os turistas. “Nesse mês de julho, pudemos ouvir dos comerciantes as melhorias que ocorreram na prestação dos serviços públicos, como fornecimento de água e energia, a limpeza da Orla que foi elogiada e ouvimos também críticas e sugestões”, disse.

Segundo a pesquisa, 92,59% dos comerciantes da Orla de Atalaia aprovaram a limpeza da Orla e o fornecimento de energia e água durante a temporada de férias em Luís Correia. A segurança pública e o corpo de bombeiros receberam uma avaliação positiva de 77,77%, quanto ao policiamento de trânsito 88,77% consideraram o serviço eficiente. Outro ponto relevante, destacado na pesquisa, é que os comerciantes empregam diretamente cerca de 400 pessoas, contratadas como garçons, cozinheiras, auxiliar de limpeza e serviços gerais.

Pesquisa também avaliou pontos negativos

Os comerciantes também elencaram os pontos que precisam melhorar na Orla de Atalaia. Entre os quesitos que foram considerados ineficientes, estão: terminais de saques, a utilização dos quiosques institucionais, os eventos culturais e esportivos, falta de policiamento noturno, falta de estacionamentos e outros.

Sobre a Reunião

Na reunião que acontecerá dia 13, na Sala de Convenções do Sesc Praia em Luís Correia a pauta ficou distribuída em dois turnos para um melhor aproveitamento dos trabalhos. Ás 9h, acontece reunião apenas com o Comitê Gestor e a Prefeitura de Luís Correia, para tratar da posse do novo administrador da Orla de Atalaia e definição de cronograma para execução de ações. No turno da tarde, às 15h, será feita a reunião com os comerciantes onde será apresentado o resultado total da Avaliação feita com os permissionários, será discutido as melhorias necessárias em quesitos como banheiros, calçadão e na realização de eventos e haverá a assinatura dos novos Termos de Permissão.

Fonte: piaui.pi.gov.br