A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e a Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) firmaram parceria para que pessoas em cumprimento de penas e medidas alternativas à prisão em Parnaíba possam realizar cursos profissionalizantes.
Inicialmente, será ministrado o curso de Construção Civil (Pedreiro de Alvenaria), em 2018, por meio da carreta-escola da Setre. Penas e medidas alternativas à prisão são aplicadas a pessoas condenadas por crimes considerados com pouco potencial ofensivo.
“Essa parceria mostra o interesse que temos de dar uma chance a alguém que cometeu um crime. É uma oportunidade de vida para mudar essa situação e ressocializarmos essas pessoas”, afirma o secretário do Trabalho e Empreendedorismo, Gessivaldo Isaias.
O coordenador da Central de Fiscalização e Monitoramento de Penas e Medidas Alternativas à Prisão da Sejus, Jordache Silva, explica que a parceria tem como objetivo garantir que os alunos, após receberam as aulas teóricas, possam trabalhar na reforma de prédios públicos.
“A atuação conjunta entre Sejus e Setre é de fundamental importância para política de alternativas penais e para a ressocialização das pessoas, trazendo benefícios diretos à sociedade, com a utilização de trabalho qualificado dos reeducandos”, ressalta Jordache.
Em Parnaíba, a Secretaria da Justiça e a prefeitura já celebraram termo de cooperação para promoção de ações de cidadania dos reeducandos, com prestação de serviços em escolas municipais e unidades básicas de saúde.
Fonte: CCOM