A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), lançou nesta terça-feira (6), uma nova ferramenta tecnológica chamada Clara. Integrado ao aplicativo Gov.pi Cidadão, que já conta com mais de 1,2 milhão de usuários, o sistema tem como objetivo fortalecer as ações de busca por crianças e adolescentes desaparecidos, promovendo maior mobilização social e ampliando a divulgação dos casos em tempo real. A partir de agora, os cidadãos que utilizam o aplicativo poderão receber notificações instantâneas sobre desaparecimentos registrados pelas autoridades policiais e contribuir com informações que auxiliem nas investigações.

Durante o lançamento, a Gerência de Análise Criminal e Estatística da SSP-PI apresentou dados alarmantes: entre os anos de 2022 e 2024, houve um aumento de 48,53% nos registros de desaparecimentos no estado, passando de 68 casos em 2022 para 101 em 2024. A análise revela que 69% das vítimas são do sexo feminino, sendo 84% meninas negras. A maioria dos desaparecimentos ocorre entre sexta-feira e domingo, com horários de maior incidência entre as 17h e 19h durante a semana, e das 17h às 21h aos fins de semana. Além disso, em aproximadamente 66% dos casos, a última vez que a criança foi vista foi em sua própria casa, e em 85% das situações o desaparecimento foi comunicado à polícia em até três dias.

O funcionamento do sistema Clara segue uma dinâmica simples e eficaz: ao ser notificado sobre um desaparecimento, a autoridade policial responsável insere os dados no sistema, o que aciona imediatamente o envio de alertas para todos os usuários do aplicativo Gov.pi Cidadão. A população, ao receber a notificação, pode contribuir com qualquer informação relevante, agilizando o processo de localização.

Com essa iniciativa, o Governo do Piauí fortalece a rede de proteção à infância e juventude, apostando na união entre segurança pública, inovação tecnológica e participação cidadã para enfrentar de forma mais eficaz e humanizada os casos de desaparecimento de menores.